FOCAMS reúne lideranças indígenas em encontro em prol de seus direitos

0
464

Caciques, Lideranças, comunidades e seguimentos gerais dos Povos Indígenas realizam a 8º edição do Encontro denominado FOCAMS, “Fórum dos Caciques de Mato Grosso do Sul”. O evento está sendo realizado desde o dia 09 de novembro e termina no sábado, dia 11. O FOCAMS é uma das grande organizações Indígenas de MS, criada pelos Caciques legítimo e sua diretoria é composta pelos mesmos. Fazem parte da composição do Fórum os seguimentos dos Professores, Advogados Indígenas, Jovens, Acadêmicos, Mulheres, da Classe de Artistas Indígenas, Rezadores e Anciãos.

O Grande Encontro de Lideranças Indígenas de Mato Grosso do Sul está sendo realizado na Aldeia Córrego Seco, localizada a 20km do município de Aquidauana. São 3 dias de debate e uma grande confraternização entre os Povos Indígenas de MS. Participam, todos os Povos originário do Estado sendo eles: Guarani-Ñandeva, Guarani-Kaiowá, Kinikinau, Kadiwéu, Ofaié, Atikum e Terena, vindo de varias parte do interior. Varias Lideranças das Aldeias e do poder Publico federal, estadual e municipal marcam presença no encontro, entre eles, Assembléia Legislativa de MS, Funai CR Campo Grande, Dsei/MS (Condisi/MS), AGU, MEC, Subsecretaria de Politica Públicas para População Indígena, Secretaria de Cultura e Cidadania entre outras Secretaria do Governo do Estados, SES, SED, SEDHAST, representante municipais, vereadores e Gestores Indígenas, e não indígenas entre outros Militantes Indigenistas que apoiam o movimento dos Povos Indígenas.

Encontro

Criado em 2013, o FOCAMS tem por objetivo debater sobre a realidade vivida pelos Povos Indígenas do Mato Grosso do Sul, além de estar solidário aos movimentos Indígenas Nacional. Lutar em prol do conhecimento e do respeito como Povos distintos e com suas Culturas diferenciada assim como princípios de sua identidade é o foco principal, que tem colocado estes Lideres a dialogar com toda a Sociedade Indígena e não-indígena pelo bem estar social de suas comunidades. O Fórum em sua 8ª Edição tem por objetivo aprofundar no debate com o intuito de criar estratégias para as lutas em prol do reconhecimentos e respeito de seus direitos.

Apontar elementos e indicar proposta para a construção de politicas publicas especificas para as Aldeias e Cidadãos Índio do Estado, este é o papel fundamental do FOCAMS, segundo falou em depoimento do Presidente  Juscelino Mamede.  De acordo com os organizadores, este encontro fará uma discussão ampla sobre as demandas dos Povos Indígenas gerais e tem por objetivo criar um canal com grande organização de nível nacional a exemplo de somar força com o movimento de Caciques do Brasil.
O encontro finaliza no sábado dia 11 com uma grande apresentação cultural do Povo Atikum da TI (Terra Indígena) de Nioaque da Aldeia Cabeceira e uma confraternização já saudando o com o grande encontro de encerramento do ano de 2017. 

 

Com informações O pantaneiro

 

Redação/rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here