A II conferência Regional sobre educação escolar indígena reunirá centenas de profissionais indígenas, professores, gestores, estudantes, e lideranças do Território Etnoeducacional (TEE), Povos do Pantanal e Cone Sul do estado de Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (27) na chácara do Lago em Campo grande. Os delegados foram escolhidos em conferências locais realizadas no inicio deste ano.
O encontro irá discutir e elaborar um plano de ação dos dois territórios etnoeducacionais da educação escolar indígena de MS nos próximos anos. O evento também ira abordar os 05 eixos da educação escolar indígena previsto no plano de ação da II CONEEI (Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena).
Cinco eixos temáticos – organização e gestão da educação indígena; práticas pedagógicas diferenciadas na educação indígena; formação e valorização de professores indígenas; políticas de atendimento à educação indígena na educação básica; educação superior e povos indígenas
CONEEI
Prevista para ocorrer em dezembro, em Brasília, a 2ª Coneei tem como objetivo avaliar os avanços, impasses e desafios da educação escolar indígena. Também está entre suas finalidades construir propostas para a consolidação da Política Nacional de Educação Escolar Indígena e reafirmar o direito a uma educação específica, diferenciada e bilíngue ou multilíngue.
“Um dos grandes ganhos da conferência não é somente um documento final, mas, sobretudo, a oportunidade que os entes federados têm de dialogar, o que é muito importante para a formulação da política pública de educação escolar indígena”, ressalta a diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais do MEC, Rita Potyguara.
Gildson Gabriel/Rádio Terena