A previsão de pancadas de chuva para a semana inteira, aumenta a preocupação de moradores próximos ao Rio Aquidauana. Nesta terça-feira (26) o volume de água do rio atinge a margem de 7,10 metros, quando o nível normal é de cinco metros. Em novembro, o nível do rio ultrapassou 7,16.
O morador José Duarte, de 59 anos, mora na Rua Cândido Mariano há mais de 20 anos. Segundo o aposentado, uma chuva forte já será capaz de fazê-lo transbordar.
“Esse rio está me preocupando, não sei se eu penso em final do ano ou penso nele, pois dá onde ele está pra ele chegar aqui em casa é mais uma chuva boa”, explica.
No mês de novembro, o Rio chegou aos 7,16 metros e gerou alerta de saída de casa a qualquer momento. De 1º a 30 de novembro choveu 380,6 milímetros, em Aquidauana, o que corresponde a 137,5% a mais do que o esperado para todo o mês.
No ultimo dia 5 de zembro, conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Mário Ravaglia de Oliveira, o nível do Rio Aquidauana registrou a marca de 6,6 metros, medida que permanecia acima do normal.
A virada do ano se aproxima e moradores só querem entrar em 2018 de forma tranquila. “Tomara que ele fique por aí mesmo e baixe. Só queremos passar a virada em casa e tranquilo”, finalizou o morador.
O Rio Aquidauana é um dos rios que mais sofre em decorrência do acentuado volume de chuvas que caracterizam a primavera e o verão da região pantaneira. Neste momento de alerta, equipe dos Bombeiros em parceria com a Defesa Civil Municipal de Aquidauana e o 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Carlos Camisão” somam esforços para atender a necessidade da comunidade, principalmente da população ribeirinha.
Redação/Rádio Terena