Vereador indígena presta contas das ações realizadas no Município

Vereador Gringo presta contas a população das ações realizadas e os projetos futuros que irá propor para que sejam efetivadas pelo poder público.

0
774
Vereador Gringo e sua assessoria em Brasília. (Foto: Assessoria)

Otacir Pereira Figueiredo, indígena, residente na Aldeia Tereré em Sidrolândia, vereador eleito na eleição de 2016 pelo PROS (Partido Republicano da Ordem Social) com 417 (votos pela coligação Unidos por Sidrolândia II. Gringo foi eleito pela oposição mas hoje faz parte da base do Prefeito Marcelo Ascoli.

Em conversa com nossa redação o vereador Gringo presta contas a população das ações realizadas e os projetos futuros que irá propor para que sejam efetivadas pelo poder público.

“Não foi um ano fácil, foi na verdade um ano de muito aprendizado. Aprendi bastante quero neste segundo ano tentar buscar mais recursos para as comunidades indígenas, porque os nossos irmãos indígenas aqueles que vivem da agricultura de subsistência precisam cultivar e nós vamos batalhar pra isso, além das outras áreas que precisam de incentivo como o esporte, a educação, a saúde e outros que merecem nossa atenção.” Disse o vereador.

Gringo enfatiza que seu trabalho é para toda a população de Sidrolândia, independente de ser indígena ou não e ressalta que seus projetos atenderá toda população.

O vereador recebeu 218 votos nas aldeias e 199 na cidade.

 

Projetos que está em apreciação no poder executivo e atividades realizadas:

  • Aumento no Orçamento do Município através da Coordenadoria Indígena para atender as demandas das comunidades indígenas para o ano 2018.
  • A criação da Fundação de Apoio as Comunidades Indígenas (FACIN), com autonomia administrativa e Financeira, bem como a possibilidade de receber recursos dos órgãos do Governo do Estado e do Governo Federal.
  • A criação da Coordenação técnica de educação indígena dentro da estrutura administrativa da Secretaria de Educação do Município.
  • Está em fase de construção a Cozinha Comunitária da aldeia Nova Tereré via recursos da Assessoria indígena que contou com o empenho do Vereador gringo.
  • Entrega do centro comunitário no Assentamento TUPACERETÃ.
  • Indicação para aquisição de um reservatório de água de 30 mil litros no valor de 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) via emenda parlamentar do Deputado Beto Pereira para a Aldeia Lagoinha.
  • Projeto de construção de uma cozinha industrial na aldeia lagoinha.
  • Compras de mudas nativas para a aldeia Terere”
  • Cadastramento de três projetos no PAR- estadual:

– construção da escola estadual da aldeia Córrego do Meio;

– construção de uma quadra poliesportiva para a aldeia Tereré

– Ampliação da escola extensão Marcelino José.

  • Em 2018 a aldeia tereré receberá um trator, emenda do Deputado licenciado Marum, hoje Ministro.

Metas para o ano de 2018 

  • Vamos procurar parcerias com grupo de Pesquisadores da Embrapa para desenvolver técnicas de cultivos dentro das Aldeias. O nosso objetivo é aumentar a segurança alimentar e diversificar os produtos consumidos pelos indígenas, além deles vamos procurar outros Pesquisadores de outras instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Comissão Pró-Índio, Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e outros órgãos governamentais, para implementar:

           – Técnicas para produção de mudas de árvores frutíferas, enxerto de plantas e mapeamento dos solos. 

           – Técnicas de combate de pragas como a broca da bananeira e pragas que afetam as plantações de mandioca, feijão etc.

           – A criação de abelhas sem ferrão para produção de mel nas aldeias e a construção de casas de farinhas nas aldeias.

           – A criação de piscicultura e apoio a sua produção e comercialização.  

Esse trabalho poderá resultar numa série de cartilhas bilíngues contendo as técnicas utilizadas pelos pesquisadores e pelos indígenas. 

  • Vamos incentivar o projeto ação social que foi realizada em Aquidauana com profissionais especializado oferecendo atendimento na área de saúde e social, com orientações pedagógicas, prevenção de suicídio, e principalmente a gravidez precoce, reunindo profissionais da área de enfermagem, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e dentistas. Na área social com: cabeleireiros, manicure, maquiadores, educador físico e atividades recreativas para as crianças.

“São desafios que precisamos trabalhar para alcançar com o objetivo de proporcionar bem-estar social, exercício da cidadania e a qualidade de vida para a nossa população” concluiu o vereador.

 

Com informações assessoria

 

Gildson Gabriel/Rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here