Indígena aos 79 anos recebe seu RG realizado em mutirão pelo Comitê Estadual

0
502
Foto: Divulgação Secretária Elisa e prefeito Marcelo na entrega do RG para dona Adelcida

O Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Ceesrad), ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), entregou na manhã desta quinta-feira (15), em Sidrolândia, 386 documentos de Registro Geral (RG), em sua primeira via, requeridos pela população em mutirão realizado na cidade.

Para a secretária da Sedhast, Elisa Cleia Nobre, presente na cerimônia, a entrega do RG demonstra cada vez mais o compromisso do Governo do Estado com a cidadania e parceria com os munícipios sul-mato-grossenses. “É muito gratificante ver pessoas recebendo esse documento que dá abertura para muitos outros. Para o Governo do Estado é um investimento, já que essa primeira via é ofertada gratuitamente, que garante a cidadania de nossa população. Agradeço por vocês terem procurado o serviço disponibilizado e que cuidem bem e façam bom uso do documento”, disse.

Aos 79 anos, Adelcida Clementino, da aldeia Córrego do Meio, conta que ficou muito feliz com seu documento. Dona Adelcida diz que antes somente possuía o documento disponibilizado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). “Agora com meu RG estou melhor”, comemora, atribuindo a possibilidade de ter seu documento hoje ao trabalho efetivado pelo Ceesrad.

O prefeito da cidade, Marcelo Ascoli, mensurou a ação como uma grande conquista. “Parece simples, mas é na verdade uma grande conquista quando temos a possibilidade de garantir à população o acesso ao RG. Temos uma vez por semana a presença do pessoal do Instituto de Identificação, mas uma ação como a do Ceesrad ajuda e muito nesse processo. Não mediremos esforços para mantermos e possibilitarmos parcerias positivas como essa”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia de entrega de documentos vereadores de Sidrolândia, secretários municipais, e representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

Redação/Rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here