O Memorial da Cultura Indígena, localizado na Aldeia Urbana Marçal de Souza em Campo Grande, foi reinaugurado nesta terça-feira (27), após um trabalho de revitalização feito pela Prefeitura em parceria com o Governo do Canadá.
“Campo Grande tem a maior aldeia urbana de todo o país. Nosso estado tem a segunda maior comunidade Terena do país. Nosso museu não poderia recepcionar os turistas da maneira como estava”, declarou o prefeito Marcos Trad (PSD) durante a entrega do memorial.
O prefeito comentou ainda sobre a importância da parceria firmada com o Governo do Canadá para concretizar o projeto. “Recebemos ajuda do exterior, do Canadá. E de lá, de longe, bem distante nós firmamos a parceria. Hoje nós estamos devolvendo a nossa cidade um pouco da história, da etnia, dos indígenas”.
O evento teve a participação do embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, e de uma delegação composta por representantes de mulheres indígenas do Canadá, além do corpo diplomático da Embaixada do Canadá em Brasília.
O Canadá apoiou a revitalização com recursos do “Fundo Canadá para Iniciativas Locais”, que financia projetos em áreas prioritárias do país, como direitos humanos, diversidade e inclusão e empoderamento de comunidades indígenas e mulheres.
O projeto é resultado de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), que promoverá a reabertura do Bazar de Artesanato e a realização de cursos contínuos de Dança, Música e Artes Indígenas para todas as comunidades de Campo Grande, e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMU), que dará continuidade ao programa de qualificação da população indígena urbana do Município.
A empresa MRV contribuiu com as tintas para a pintura do prédio. Além disso, o Memorial será inaugurado com um novo mural de 30 metros de extensão, produzido pela artista plástica canadense Fanny-Pierre Galarneau com jovens indígenas. Esse mural representa a união das culturas indígenas canadenses e brasileiras e homenageia a figura de Enir Bezerra, a primeira cacique mulher do Brasil e fundadora da Aldeia Urbana Marçal de Souza.
A ALDEIA
A Aldeia Urbana Marçal de Souza, com 135 casas abriga, em Campo Grande, uma comunidade de índios Terena, sendo a primeira do gênero a ser construída no Brasil. O nome é uma homenagem ao índio Guarani Kaiowá, defensor dos direitos de seu povo, assassinado na Aldeia Campestre, no Sul do Estado, em 1983. A Aldeia Urbana surgiu pela força da liderança da índia Terena Enir Bezerra da Silva, a primeira cacique mulher do país, falecida em junho de 2016.
O Memorial da Cultura Indígena foi criado em 30 de Agosto de 1999, como um centro de valorização e promoção das etnias presentes em Campo Grande. No período de 2012 a 2016 sofreu um processo de degradação. Em 1º de Janeiro de 2017, o Memorial foi transferido para a recém-criada Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, SECTUR.
*Com assessoria