Jogos Indígenas em Campo Grande terão participação de 18 equipes e 500 atletas

0
764
Foto: Divulgação

Em alusão ao mês de abril, quando se comemora o dia do índio, serão realizados eventos para valorização da cultura da comunidade, que totaliza 10 mil pessoas, somente na capital de Mato Grosso do Sul.

No dia 15 de abril, será realizada a 12ª edição dos jogos indígenas que acontecerá no Parque do Sóter, no dia 15 de abril, das 8h às 17h. 

Foram confirmadas a participação de 18 comunidades, totalizando 500 atletas. Entre as modalidades disputadas estão: futebol, futsal, lança, cabo de guerra, e arco e flecha.

As provas serão coordenadas pela Funesp (Fundação Municipal de Esportes) e tem objetivo de desenvolver o intercâmbio esportivo entre a comunidade indígena e valorizar o caráter educativo e comunitário das competições coletivas. 

Confira os grupos participantes: Darcy Ribeiro, Estrela da Amanhã, Jardim Noroeste, Jardim Inapolís, Feira Indígena,  Vivenda do Parque, Tarsila do Amaral, Futuro da Criança (Jd. Noroeste), Água Bonita, Acadêmicos – UCDB, Jardim Anache, São Jorge da Lagoa, Kadweu, Associação Indígena das Artesãs, Água Funda, Acadêmicos Indígenas – UEMS, Marçal de Souza e Movimento Indígena Unidos Capital.

“A programação deste ano retoma a competição trazendo provas coletivas como o futsal e o futebol, além de resgatar as provas tradicionais da cultura indígena, como Arco e Flecha, Lança e Cabo de Guerra, com o objetivo de criar um espaço de esporte e lazer que incentive a prática esportiva e a valorização da identidade indígena”, ressaltou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

O Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas (CMDDI-CG) foi uns dos principais articuladores para o retorno do evento. Segundo o Presidente do CMMDDI-CG Elcio Terena, afirma que os jogos representam um momento de confraternização entre as Aldeia da Capital. “É um momento de comunhão entre os Indígenas do contexto urbano, pois mesmo que distante de nossas Aldeias, nós não nos esquecemos da nossa essência. Criamos este momento esportivo e cultural, porque jamais deixaremos de ser quem somos, Povos Indígenas. Além de ser uma oportunidade de nos encontrarmos, já que somos mais de 10 mil indígenas em Campo Grande”, ressaltou Elcio.

VALORIZAÇÃO CULTURAL

Outro evento programado na próxima semana acontecerá na Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, que lançará no dia 19 de abril, das 8h às 12h,  o Dia da Valorização da Cultura Indígena. 

 

Redação/Rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here