A indígena Rosany Souza, moradora da Aldeia Córrego do Meio, Município de Sidrolândia esteve neste final de semana no Festival América do Sul Pantanal (FASP) 2018 fazendo exposição de artesanatos indígena da etnia terena.
Rosany e sua família está sempre produzindo artesanatos indígenas e tem através de concursos de beleza indígena mostrado o seu trabalho e conquistado premiações com as suas roupas indígenas exibidas pelas miss participantes que são escolhidas para a exposição de suas produções.
Através do facebook agradeceu a Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena através da Silvana Terena pela oportunidade de participar deste tão importante festival e ainda mostrar a cultura indígena.
“Aynapoiakoe iningone (Obrigada amiga) Silvana terena pela oportunidade de expor o trabalho da minha família.” disse, e concluiu “ûndi kopenoti terenoe”. (Sou indígena Terena)
Sua exposição estava na tenda “Tenda dos Saberes Indígenas” e estavam presentes as etnias Terena, Guató, Guarani Kaiowá, Kamba, Ofaié, Kadiwéu, Kinikinau e Atikum.
A “Tenda dos Saberes Indígenas” teve uma movimentação intensa de visitantes que buscam apreciar a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul. Artesanatos de diversos tipos e formatos, colares, cocares, chocalho, pintura corporal, plantas medicinais e até comidas típicas são oferecidas na tenda montada no FASP 2018.
A Tenda dos Saberes Indígenas tem participado nos últimos dos grandes festivais do Mato Grosso do Sul, Festival América do Sul Pantanal – FASP e Festival de Inverno de Bonito (FIB).
Para a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Terena a participação indígena fortalece a cultura de seu povo, “quando elas vem ao Festival, elas são protagonistas de sua própria história”, enfatiza e ainda completa, “aqui elas têm a oportunidade de vender seu artesanato sem atravessadores”.
Redação/Rádio Terena