Aldeias indígenas recebem do Governo maquinários para agricultura familiar

0
501
Foto: Divulgação

Com objetivo de melhorar a produtividade da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado realizou a entrega de 567 equipamentos para 62 municípios, totalizando R$ 12 milhões nesta segunda-feira (11.6). O governador Reinaldo Azambuja destacou que vai dar condições para que os pequenos produtores possam aumentar a produção de alimentos. “Isso ajuda a agricultura familiar do Estado, dando condições para acessar mercado e aumentar a competitividade na produção dos alimentos da cesta básica”, disse.

As aldeias da Terra Indígena Buriti (Buriti, Oliveira, Nova Buriti – Município de Dois Irmãos do Buriti e Tereré – Município de Sidrolândia) serão beneficiadas com estes equipamentos.

O vereador indígena de Sidrolândia, Otacir Figueiredo (Gringo) – PROS, disse: ” Graças a Deus recebemos a tão sonhada patrulha mecanizada, com certeza um grande investimento para a agricultura familiar Indígena. Estamos muito feliz por receber esta patrulha.”

O prefeito Marcelo Ascoli, secretário de Governo Clayton Lopes Ortega e primeira-dama Ana Lídia Ascoli representaram a Prefeitura de Sidrolândia no evento, que ainda atraiu vereadores e lideranças do município.

” A Prefeitura parabeniza as comunidades atendidas com essas patrulhas, que são de extrema importância para o preparo do solo. Vamos manter os projetos para atrair recursos que possibilitem a chegada dessa estrutura a localidades que ainda não ganharam. Nossos agradecimentos aos deputados Zeca e Vander e ao atual ministro Marun, que se prontificaram em atender nossos pedidos por Sidrolândia” – declarou o Dr. Marcelo Ascoli

Fotos: Edemir Rodrgiues

O cacique da aldeia Nova Buriti, município de Dois Irmãos do Buriti, José André Ferreira, disse que as novas máquinas vão beneficiar os indígenas. “É muito importante, pois irá ajudar no sustento dos índios da aldeia. Também irá beneficiar na manutenção das estradas ajudando as crianças irem para escolas, dando condições para uma boa educação”, completou.

Os recursos são oriundos de emendas parlamentares de oito deputados federais e de três senadores, de recursos do próprio Governo do Estado e de propostas voluntárias da Sead – Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “É o resultado da parceria do Governo com as bancadas federal e estadual. Cada real investido da União, colocamos um do Estado. É um ganho coletivo que beneficia toda a agricultura familiar”, ressaltou o governador.

Ao todo, foram entregues 95 tratores, 96 grades aradoras, 87 grades niveladoras, 86 calcareadeiras, 80 rotoencanteiradores, 79 pás carregadeiras, seis roçadeiras, cinco ensiladeiras, 13 carretinhas e 20 resfriadores com capacidade de mil litros cada.

O governador explicou que o Estado atende 32 mil produtores dos 72 mil existentes em Mato Grosso do Sul. “Não basta só os equipamentos, é preciso também dar as condições, além de acompanhar essas famílias para que vão além da produção e possam acessar o mercado. Colocamos elas em contato com os grandes atacadistas e ainda propiciamos o uso desses alimentos na merenda escolar”, afirmou.

 

Redação/Rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here