Um grupo de aproximadamente 50 indígenas da aldeia Taquapery, bloquearam no último final de samana (15), um trecho da rodovia MS 289, na fronteira entre Amambai e Coronel Sapucaia.
Eles reivindicaram a construção de um poço na aldeia para abastecer a comunidade. No local, os moradores carregam nas costas os baldes com a água que pegam no rio mais próximo.
O capitão Oswaldo Rodrigues informou que algumas residências da Taquapery possuem encanamentos, mas sem abastecimento.
Após visita do Coordenador do DSEI/SESAI/MS Fernando Souza que esteve em reunião com as lideranças e comunidade local que reivindicam melhorias no sistema de abastecimento de água e mais segurança no trânsito foi liberada o transito na rodovia. A comunidade solicitou intervenção e apoio para que sejam providenciado medidas para solução no fornecimento de água na aldeia e instalações de redutores de velocidades no perímetro da aldeia.
O coordenador distrital de saúde indígena da Sesai-MS, Fernando Souza, explicou que o problema da falta de água será resolvido com a troca de uma bomba de abastecimento.
Fernando disse que já consta um poço na aldeia, mas a bomba não tem potência suficiente para atender toda a demanda de consumo, cada vez mais crescente.
Estiveram também na reunião além da Coordenação da SESAI, o Coordenador da FUNAI Elder e o servidor Jorge da CTL de Amambai.
Aldeia Taquapery, que pertence ao município de Coronel Sapucaia, possui uma extensão de 2 mil hectares com população de aproximadamente 4 mil indígenas.
Redação/Rádio Terena