Escola Indígena Ndêti Reginaldo recebe nesta quarta-feira (18) o Projeto Rondon

0
446
Foto: Reprodução/Facebook

A escola Indígena Ndeti Reginaldo, da Aldeia Água Azul, Dois irmãos do Buriti, recebe nesta quarta-feira (18) o Projeto Rondon “Operação Pantanal”.

A partir das 7:00 h os alunos e professores organizam uma recepção aos integrantes do projeto com danças indígenas, músicas em língua terena, cartazes, etc.

E uma vasta programação irá acontecer o dia todo na aldeia Água Azul.

O projeto já está há uma semana no Município de Dois irmãos do Buriti e esta última semana de atividades estará visitando as comunidades indígenas e assentamentos e distrito de Palmeiras.

A chegada do Projeto aconteceu no dia 09 de Julho com inicio das atividades e vai até o próximo dia 20 sexta-feira.

Durante esse período o Projeto que conta com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, Ministério da Defesa e Governo do Estado já desenvolveu inúmeras oficinas que contou com uma grande participação da população.

 Durante a Operação, os rondonistas promoverão atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles. 

O Projeto Rondon foi criado em julho de 1967 com uma operação piloto, que contou com a participação de 30 alunos e dois professores da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Durante 28 dias os rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no então território federal de Rondônia. A ação sofreu paralisação e foi retomada em 2005.

 

Redação/Rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here