Para divulgar e debater o cenário epidemiológico da saúde indígena no Brasil e as ações de atenção primária à saúde dos povos indígenas, o Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) promoveu o Seminário Saúde Indígena em Debate. O evento ocorreu no dia 13/11, na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em Brasília, e foi transmitido via internet, para que todos os interessados pudessem acompanhar as palestras e os debates.
A ação foi destinada a gestores e colaboradores da saúde indígena, bem como as organizações e instituições envolvidas nas políticas indigenistas, principalmente aqueles que atuam dentro dos territórios dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) existentes no Brasil. Ao longo do dia, foram realizadas mesas e debates com representantes do Departamento de Gestão de Saúde Indígena (DGESI), do Departamento de Saneamento e Edificações Indígenas (DSESI), da Comissão Temática Permanente de Atenção à Saúde do Fórum de Presidentes de Conselhos Distritais de Saúde Indígena (CONDISI), da OPAS e do Controle Social, além do DASI.
O auditório permaneceu cheio ao longo de todo o dia, com cerca de 150 presentes. Houveram ainda várias manifestações me pessoas acompanhando as mesas e os debates pela internet. Os temas abordados foram: Contextualização e panorama dos serviços de Atenção Primária à saúde indígena; Mortalidade infantil indígena; Análise do estado nutricional de crianças indígenas menores de cinco anos; Acesso das gestantes indígenas ao pré-natal; Resultados e perspectivas do programa SESAI em ação; Panorama da malária e das IST Análise dos óbitos por suicídio da população indígena; e Análise das notificações de violência contra indígenas.
Comunicação SESAI