Começa nesta quinta-feira (22) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, a IV Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola. O evento acontece até sábado (24) na Escola Municipal Tengatuí Marangatú, na aldeia Jaguapiru, e vai apresentar o resultado de projetos e atividades de escolas indígenas do município.
O objetivo é o fortalecimento da educação escolar indígena entre as etnias Kaiowá, Guarani e Terena com ênfase em práticas de escrita e leitura, matemática e produção de materiais didáticos nas línguas indígenas.
Além de Dourados, a ação acontece em de Caarapó, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Tacuru, Maracaju, Antônio João e Bela Vista.
Segundo a organização, a mostra apresenta às comunidades escolares e à sociedade douradense a oportunidade de conhecer a cultura, a história e a diversidade indígena, presentes na região, valorizando os saberes indígenas como fundamento para aprimorar a aprendizagem, a sustentabilidade e a promoção de uma sociedade plural e tolerante.
A ação faz parte de um projeto envolvendo UFGD, UFMS, Uems e UCDB, desenvolvido pela Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Cultura, Coordenadoria Especial de assuntos Indígenas de Dourados e escolas indígenas.
A programação completa pode ser consultada no site www.saberesindigenasnaescola.blogspot.com.br.