Mandetta propõe mudanças na assistência de saúde indígena

0
604

Em sua primeira entrevista coletiva logo depois de tomar posse na tarde desta quarta-feira (2), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sinalizou mudanças no sistema de Assistência a saúde das populações indígenas e até mesmo na municipalização do setor para municípios que não conseguiram suportar a demanda. As medidas, que poderão ser formato diferenciado conforme a região do país, seguem em estudo e sem data para serem efetivamente implementadas.

O ministro afirma que desde 2013, quando o setor foi vinculado à pasta como Sesai (Secretaria Nacional de Saúde Indígena), estruturou-se um sistema baseado em repasses para ONGs e outras entidades do terceiro setor.

“Não nos parece a maneira mais adequada para controle ou para estruturar uma política permanente de saúde indígena”, afirmou Mandetta, segundo quem indicadores de mortalidade infantil, câncer, obesidade e diabetes são altos entre as populações indígenas. Ele também afirma que a logística para levar saúde às aldeias nunca teve a devida fiscalização, resultando em queixas quanto a qualidade no atendimento.

“Mas o que chama a atenção não é o gasto, e sim o resultado. Os indicadores são muito frágeis”, apontou o ministro que, ao longo dos 100 primeiros dias de governo, vai incluir este e outros setores dentro de um programa de metas a serem cumpridas.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here