No início das atividades escolares, professor lembra do inicio da educação escolar indígena na aldeia

0
427
Foto: Arquivo pessoal

Nesta quinta-feira (21) na abertura oficial das atividades escolares da escola Municipal Indígena Cacique Armado Gabriel na aldeia Córrego do Meio, Sidrolândia, o Professor aposentado Eliseu Gabriel lembrou e resumiu a luta para o inicio da educação escolar indígena na comunidade.

Enfatizou a importância da escola no contexto indígena e parabenizou os gestores que de uma forma responsável conduziram a educação escolar indígena e que hoje percebe-se os avanços que a educação obteve, tanto na estrutura física quanto na formação de professores indígenas com ensino superior e ainda deu boas vindas aos alunos que inicia o ano letivo 2019.

Lembrou que há exatamente 36 anos atrás, mas precisamente no dia 21 de Fevereiro de 1983, o administrador da FUNAI – Fundação Nacional do Índio, na época Dr. Amauri, o Prefeito de Sidrolândia, João Lemes de Souza, Secretário Municipal de Educação de Sidrolâdia, Aldo Moura de Olindo, sob os olhos atento das lideranças indígenas da Aldeia Córrego do Meio, capitaneado pelo Cacique Armando Gabriel assinavam o decreto de funcionamento da escola denominada Cacique Joaquim Teófilo que atenderia alunos da 1ª série  à 3ª série do Ensino Fundamental.

“Fui nomeado para exercer a função de professor e a minha esposa para ser a zeladeira e merendeira. Lembro das dificuldades pois na época atendia as turmas em multisseriada. A minha esposa buscava água no rio no balde, trazia na cabeça, para fazer merenda e para os alunos beber. Hoje é diferente.” Lembra.

“Tivemos grande avanço, mas ainda é preciso que o poder público melhore ainda mais.” Concluiu.

A história da educação escolar indígena na aldeia Córrego do Meio se confunde com a história do Professor Eliseu que vivenciou e contribuiu fortemente com a educação e acompanhou os avanços na comunidade.

Hoje o professor está aposentado no seu primeiro concurso de 20 horas e aguarda a efetivação de aposentadoria de seu outro concurso.

 

Gildson Gabriel/Rádio Terena

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here