Em Rondônia, indígenas recebem apoio para produção de café de alta qualidade

0
416
Senhor-Valdir Aruá-e-sua esposa Maria Aparecida da Silva Aruá Foto:Renata Silva

Enrique Alves, pesquisador da Embrapa Rondônia, conversa com o Brasil Rural nesta quarta-feira (08) sobre um projeto de transferência de tecnologia que ajuda indígenas a produzir café de alta qualidade.

O pesquisador explicou que o intuito do projeto é tirar os indígenas da produção convencional e transformá-los em produtores de café especial.

Em relação à transferência de tecnologia atrelado à cultura indígena, ele afirmou que as tribos se mostraram atentas e abertas às mudanças de protocolos para trazer mais qualidade à produção.

Enrique falou que a produção de café se adequa ao ambiente florestal. Segundo ele, essa cultura pode ser plantada de forma intercalada e o seu rendimento é maior para pequenas áreas de plantio.

“É um cultura que é muito amiga da floresta e pode ajudar até na sua preservação“, afirmou.

As parcerias público-privadas ajudam a fomentar e ampliar o número de pessoas atendidas. De fevereiro de 2018, quando começou o projeto, até agora já são 130 famílias participando.

“A beleza desse projeto está não só em promover melhoria na qualidade de vida dos indígenas… Eles querem empreender, eles querem ter capacidade de compra, realização e necessidade de saúde”, destacou.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here