Espionagem? – O sobrevoo de aviões e helicópteros sobre o céu da aldeia Taunay/Ipegue, em Aquidauana, entre os dias 7 e 11 de maio, levantou suspeitas entre os indígenas. Isso porque os voos constantes ocorreram justamente no período em que a etnia realizou, na aldeia, a 13ª Assembleia Terena, maior encontro de deliberação política dos Terena.
Da oposição – O encontro levou parlamentares da oposição ao governo Bolsonaro e as suspeitas chegaram até a Câmara dos Deputados. Um pedido de esclarecimentos, feito pelo deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara e agora o Ministro de Defesa terá que dizer que tipo de operação, e com qual finalidade, foi realizada naqueles dias.
Movimentação – O Exercício Operacional Tápio começou em 23 de abril e vai até esta sexta-feira (17), trazendo centenas de militares para a Base Aérea de Campo Grande. A “base de operações” principal é o Aeroporto Internacional, que também serve aos aviões particulares que, com a reforma do Santa Maria, tendem a usar mais o aeroporto auxiliar.