Arqueira indígena se prepara para o campeonato mundial na Holanda em Junho

1
2121
Graziela Paulino Foto/Sandro-Pereira

A conquista de Graziela Paulino (Yaci Karapãna), no início de maio, capturou a atenção da imprensa. Classificada em 1º lugar para o Pan-Americano de Lima no tiro com arco, a jovem traz na destreza dos movimentos a determinação, coragem, ousadia e responsabilidade em ser a primeira mulher indígena a compor a Seleção Brasileira.

As vitórias mais expressivas da amazonense de 22 anos renderam as 10 dez medalhas conquistadas desde 2014 só em campeonatos nacionais e mundiais, como os dois ouros trazidos do Campeonato Sul Americano de 2018, na Bolívia, e a prata do Grand Prix do México, este ano. Além de classificada para o Pan, Graziela disputará o campeonato mundial na Holanda, em junho, e já se prepara para agarrar uma vaga para as olimpíadas de Tokio, em 2020.

As brincadeiras de arco e flecha com os tios, irmãos e pai, ainda aos 11 anos, estimularam o ingresso no tiro com arco esportivo, modalidade olímpica em que muitos indígenas brasileiros se destacam. De acordo com Vicente Blumenschein, presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, quatro representantes dos povos originários já fizeram parte da seleção brasileira: Dream Braga e Nelson Silva, do povo Kambeba, e os irmãos Gustavo e Graziela Paulino, do povo Karapãna. “ É importante mostrar para o país a capacidade dos nossos indígenas de nos representar em competições internacionais. A habilidade em atirar com arco e flecha influencia positivamente na adaptação ao tiro com arco olímpico”, declara Blumenschein que, atualmente, desenvolve um projeto no Xingu para a implementação da modalidade entre crianças e jovens das comunidades indígenas.

Criada no sítio dos pais e em convívio com a comunidade da aldeia Kuanã desde os 10 anos de idade, Graziela é mais uma revelação do povo Karapãna para o esporte brasileiro. Além da jovem e do irmão, Gustavo Paulino, ambos arqueiros da Seleção, os Karapãna também são representados a nível nacional pelo wakeboarder Jajá do Wake, primo de Graziela.

1 COMENTÁRIO

  1. M xico – Os principais arqueiros do mundo estar o reunidos na Cidade do M xico entre os dias 15 e 22 de outubro para o Campeonato Mundial da modalidade. O Brasil participa com sete atletas, entre eles o representante do Time Brasil nos Jogos Rio 2016, Marcus Vin cius D Almeida, e Marcelo Costa, que integrou o Projeto Viv ncia Ol mpica Rio 2016.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here