FUNAI: Joênia afirma que momento é de análise e espera por novas mudanças na gestão

0
337

A deputada federal Joênia Wapichana (Rede), coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, informou que o momento atual é de análise sobre o novo gestor da Funai, porém sem descartar a preocupação de que a mudança não seja favorável às comunidades.

“Devemos esperar mais um pouco para saber quem ele [general Fernando Melo] é. Não conheço o novo substituto, mas existe uma preocupação mais intensa, ainda mais agora depois da Medida Provisória nº 870/2019, que conseguiu manter a demarcação como atribuição da Funai, discutir o funcionamento da Funai, dar o andamento normal”, explica.

Joênia reforçou ainda que o general Melo foi nomeado de forma interina para a pasta, portanto, a Funai ainda pode sofrer mudanças na gestão. A deputada ressaltou ainda que a ideia é avançar e “não ceder a pressões de pessoas que estão envolvidas em conflitos com as terras indígenas”.

Por fim, a deputada informou que a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, composta por mais de 25 parlamentares, deve se pronunciar oficialmente sobre o assunto na próxima segunda-feira, 17.

“A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, que atuou na MP 870 para que a Funai retornasse ao Ministério da Justiça, assim como para que a demarcação das terras indígenas permanecesse na Funai, irá se manifestar nesta semana a respeito da mudança dessa estrutura no órgão indigenista”, diz nota.

A Folha também tentou contato com as representações indígenas Waimiri-Atroari, Conselho Indígena de Roraima (CIR) e outras instituições, tanto em Roraima quanto no Amazonas, para saber seu posicionamento sobre as mudanças na gestão, em especial por conta da implantação do Linhão de Tucurui, porém não obteve sucesso até o fechamento da matéria. (P.C.)

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here