Força Nacional vai garantir segurança de povos indígenas no Amazonas

0
188
Imagem do Vale do Javari de abril de 2011, em sobrevoo de monitoramento da Funai — Foto: Divulgação/Funai

A Força Nacional de Segurança Pública vai apoiar a Fundação Nacional do Índio (Funai) nas ações de garantia da integridade física e moral dos povos indígenas e dos servidores da Funai, na Terra Indígena Vale do Javari, no estado do Amazonas, de acordo com portaria publicada na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União.

Os militares permanecerão na região por 180 dias a contar desta sexta-feira (6) até 2 de junho de 2020, com possibilidade de prorrogação. Eles atuarão em caráter episódico e planejado e terão apoio logístico da Funai, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional.

De acordo com a portaria, o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Terra Indígena

A terra indígena Vale do Javari tem área de 8,5 milhões de hectares e faz fronteira com o Peru. É a segunda maior terra indígena demarcada do Brasil, atrás apenas da Yanomami, de 9,6 milhões de hectares de extensão.

Servidores da Funai consideram a base de Ituí, atacada em novembro, como fundamental para a proteção da terra indígena. Dos 28 registros confirmados de índios isolados no país, 10 estão no Vale do Javari. Por isso, a base é definida por especialistas como a mais importante de índios isolados do Brasil.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here