Militares da Força Nacional, designada para dar apoio aos agentes de segurança do Estado, na região da Perimetral Norte, em Dourados, onde constantes conflitos entre produtores rurais e indígenas vem ocorrendo, se reuniram na manhã desta quarta-feira (22) com agricultores, no 3º batalhão da PM, onde a Força Nacional se instalou. A reunião também será feita com os indígenas que ocupam a região.
De acordo com o capitão Josemar, o objetivo da reunião é fazer levantamentos, ouvindo os dois lados, para melhor atuação. Ele ressaltou a imparcialidade dos agentes de segurança em relação a tomar partido, destacando que o objetivo é garantir a segurança e a pacificação de todos os envolvidos.
Conflitos
Nos últimos anos, a área tem sido marcada por diversas brigas, o motivo é a disputa por terras. Grupos de índios vivem acampados na região, a qual eles denominam ‘retomada’. Devido aos intensos conflitos entre indígenas e produtores rurais que vem ocorrendo na região da Perimetral Norte, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) solicitou ao Ministério da Justiça o envio da Força Nacional para Dourados e também para a região de Caarapó.
De acordo com informações da justiça, os homens da Força Nacional deverão permanecer por cerca de seis meses na região.