Indígenas da TI Buriti embarcaram neste sábado(01) para colheita de maça no sul do Brasil

0
1073
Foto: Divulgação/Facebook

Um grupo de aproximadamente 45 trabalhadores deixaram as aldeias da terra indígena Buriti, municipios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia neste sábado (01) para de Fevereiro até Abril trabalharem na colheita manual da maçã, na safra das variedades gala e fuji, no Estado do Rio Grande do Sul. A caravana está sendo liderado pelo Sr. Olívio Duarte e há indígenas das aldeias Olho D’água, Água Azul, Córrego do Meio e Lagoinha.

 Para esta safra, as cinco empresas da região Sul do Brasil pretendiam  contratar cerca de 5 mil índios guarani-kaiowá e terena do Estado.

Tradicionalmente, eram os trabalhadores das Missões e da Fronteira que migravam para a Serra para suprir a falta de mão de obra nessa época. Missioneiros e fronteiriços continuam indo para lá, mas em menor número. Há dois anos, sotaques de índios sul-mato-grossenses predominam nos pomares.

– Está cada vez mais difícil conseguir mão de obra no Estado. Tínhamos muito problema de rotatividade com trabalhadores daqui – conta Nilson Bossardi, sócio-gerente da Frutini Fruticultura, que trouxe 480 indígenas de Mato Grosso do Sul neste ano para ajudar na colheita de 550 hectares de maçã em sete pomares da região.

 A contratação foi acompanhada pela equipes da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), responsável pela intermediação da mão de obra.. A ação acontece desde 2015, por meio de uma parceria entre Governo do Estado, Ministério Público do Trabalho (MPT), Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho e Coletivo dos Trabalhadores Indígenas.

Para o diretor-presidente da Funtrab, Enelvo Felini, a conquista dos índios de Mato Grosso do Sul desse importante mercado de trabalho reflete não só nas famílias deles, mas na economia do Estado. “O dinheiro que eles recebem pelo trabalho em Santa Catarina e Rio Grande do Sul eles gastam nas cidades onde moram, movimentando o comércio da cidade. É um trabalho importante que gera emprego, renda e desenvolvimento”, diz ele.

Foto: Divulgação/Facebook
 
 

 

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here