O novo coordenador da Funai em Campo Grande, José Magalhães Filho, o Zé do Megafone já chegou causando. Ele que após assumir afirmou que o local “não era casa do índio”, hoje (5) chamou a Polícia Federal para fazer sua segurança, já que estaria com medo de uma possível ocupação no local.
No local, policiais federais disseram que foram chamados “por uma suspeita de que ira ter uma manifestação”. O novo coordenador afirma que a instrução vem direto de Brasília, “uma recomendação da Funai”.
Segundo o site Campo Grande News ao discursar sobre o futuro da coordenação, disse que o novo lema será “integração sem desintegrar” e que o foco “é ter uma socialização dos índios”. Disse que o objetivo final “é que o índio entre na escola urbana”, ainda que vários alunos das redes municipais de Campo Grande e outras cidades do interior, assim como da rede estadual, sejam indígenas.
“Indígena tem que produzir, mas a terra não precisa ser dele. Essa preparação passa pela educação, tem que ter uma socialização do índio, para que ele entre na escola urbana”, declarou.