2º caso de coronavírus em indígena no Amazonas foi confirmado pela Sesai

0
295
Terra Indígena do Vale do Javari, no extremo Oeste do Amazonas. Foto: Funai/divulgação

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) confirmou nesta segunda-feira o segundo casodo novo coronavírus em um indígena. O infectado é um índio de 37 anos de idade da etnia kokama, que vive no Oeste do Amazonas, na região conhecida como Vale do Javari. Segundo a Sesai, o homem está isolado, passa bem e não apresenta sintomas da doença.

De acordo com a Sesai, o índio fazia parte de um grupo de sete pessoas que estavam isoladas por terem tido contato com a agente de saúde Suzane da Silva Pereira, a primeira indígena que teve diagnóstico confirmado para a doença.

— O avanço do coronavírus na região é uma preocupação nossa, mas a gente tem tomado todas as medidas ao nosso alcance para evitar que isso aconteça. Este segundo caso está sendo monitorado. O paciente está sem sintomas e sem hospitalização — afirmou o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Solimões, Weydson Pereira.

O governo federal teme um possível avanço da epidemia em relação às populações indígenas, que, historicamente, são mais vulneráveis à chegada de novas doenças. O assunto já foi, inclusive, mencionado pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta ao longo da semana passada.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here