O Ministério Público Federal anunciou nesta terça-feira(14) uma campanha de arrecadação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para combater o novo coronavírus em terras indígenas no Mato Grosso do Sul.
Itens como luvas, máscaras e jalecos serão direcionados a equipes da Divisão de Atenção à Saúde Indígena, de forma a evitar o comprometimento do trabalho feito nas regiões em questão.
Segundo o MPF, os EPIs podem ser doados por empresas e entidades quem fabriquem, comercializem ou possuam os equipamentos em questão.
Quem puder doar deve entrar em contato com a Procuradoria da República em Campo Grande, pelo telefone (67) 3312-7200 ou pelo e-mail prms-cojud@mpf.mp.br, informando se tratar da campanha promovida pelo gabinete do 5º ofício, que é responsável por causas relacionadas a indígenas e comunidades tradicionais.
Ao anunciar a campanha, o Ministério Público Federal diz considerar povos indígenas vulneráveis a epidemias, dadas suas condições econômicas e sociais. O cenário do novo coronavírus é considerado pelo órgão como muito favorável à rápida disseminação da covid-19 em comunidades indígenas do Mato Grosso do Sul. Assim, com a campanha, o MPF espera abastecer com EPIs o Distrito Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do estado, para evitar problemas ou até a paralisação do atendimento à saúde indígena local.