Por causa do avanço do novo coronavírus (Covid-19) nas aldeias indígenas, o Comando Conjunto Oeste emobilizou para dar apoio à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) em Aquidauana, Anastácio e Nioaque.
O trabalho contou com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica cobrindo uma população de cerca de 9 mil habitantes, das 15 aldeias de Aquidauana, Anastácio e Nioaque.
As ações, que tiveram início na quarta-feira (05) e se encerrou no sábado (08), integram a Operação Covid-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa. foram atendidas 1229 pessoas fazendo com que a população indígena não precise se deslocar para as zonas urbanas.
As comunidades são orientadas sobre medidas profiláticas e uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), além de tratamento para sintomas leves da doença.
Para dar apoio nas ações junto às aldeias, houve um rígido protocolo de saúde adotado na concentração do efetivo, no 9º BE Cmb (Batalhão de Engenharia de Combate – Carlos Camisão), em Aquidauana. Antes do deslocamento, os integrantes da missão realizaram testes imunológicos e passaram por inspeção sanitária para comprovar a ausência de Covid-19.