Por O pantaneiro
Terminou neste domingo (20) a Operação de Apoio de Saúde conduzida por equipes das Forças Armadas, em coordenação com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que atuou entre os dias 25 e 30 de agosto em aldeias dos municípios de Miranda e Aquidauana no Mato Grosso do Sul.
A ação, sob coordenação do Comando Conjunto Oeste, realizou 6.123 atendimentos médicos para 2.815 pessoas, com vistas a mitigar os efeitos da pandemia da Covid-19 e realizar apoio geral de saúde.
A equipe foi composta por clínicos gerais, ginecologista obstetra, infectologista, além de enfermeiros e técnicos em enfermagem, com um total de 23 profissionais de saúde, sendo oito do Exército, sete da Marinha e oito da Força Aérea (quatorze médicos e nove enfermeiros/técnicos de enfermagem), recrutados em todo Brasil pelo Ministério da Defesa.
O 9° Batalhão de Engenharia de Combate, por determinação do Comando Conjunto Oeste, coordenou a logística da operação. No decorrer da atividade os militares receberam várias homenagens, dentre elas, do menino Nicholas, da aldeia Moreira, que ofereceu desenhos de soldados para a equipe de saúde, demonstrando gratidão pela ação realizada.
Na aldeia Cachoeirinha, os militares foram homenageados com o canto da Canção do Exército na língua terena. A ação enquadra-se no contexto da Operação Covid-19, deflagrada pelo Ministério da Defesa, em Coordenação com o Ministério da Saúde.