Dois Irmãos do Buriti – cidade localizada a 83 km de Campo Grande – entrou quinta-feira (3) no grau máximo da covid-19, conforme o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), e para conter o avanço da doença na cidade, várias medidas foram tomadas, incluindo até o fechamento de igrejas.
Hoje, a cidade que pouco passa dos 10 mil habitantes, já soma nove mortes pela doença, 551 confirmações – sendo 528 recuperados e 14 isolados atualmente. Além disso, há 28 casos suspeitos isolados e dois internados nessa condição.
Um novo decreto foi editado e, conforme nota emitida pela prefeitura local, ele é válido até o próximo dia 15. O texto suspende atividades religiosas presenciais em tempos e igrejas e atendimento local e aglomeração de pessoas em bares, restaurantes, lanchonetes e similares como ação para conter a covid-19.
Além disso, todas as atividades festivas do município foram cancelas nesse período, incluindo casamentos e eventos diversos. O toque de recolher foi retomado, iniciando às 20h e encerrando apenas às 5h do dia seguinte.
O ‘boom’ da covid-19 no fim de julho e durante o mês de agosto fez com que as primeiras medidas de contenção na cidade fossem endurecidas. Os casos ocorreram em aldeias indígenas, o que exigiu uma atuação em parceria com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) para zelar pela saúde local.
Os números voltaram a cair em setembro e outubro, mas voltaram a subir há duas semanas, com casos na área urbana. “Isso não tinha acontecido desde o início da pandemia”, frisa na nota o secretário de Saúde, Marcio Nascimento.
“Nesse momento as autoridades têm tido dificuldade com a falta de conscientização de grande parte da população, que após um período de menor incidência de casos, tem apresentado resistência quanto ao cumprimento das medidas de enfrentamento e proteção”, completa o chefe da pasta municipal de Saúde Pública.
Além das restrições, também está prevista a intensificação de campanhas de orientação à população local nas redes sociais, rádios e carros de som, tanto na área urbana como rural do município de Dois Irmãos do Buriti.