Água Azul, onde houve 05 mortes, é a primeira aldeia a receber a vacina

0
886

A equipe de Saúde do Polo base de Sidrolândia juntamente com a equipe de saúde do municipio de Dois Irmãos do Buriti iniciaram na tarde desta quarta-feira (20) na aldeia Água Azul a vacinação contra o coronavírus. A vacina vai imunizar todos os indígenas maiores de 18 anos.

Em solenidade de abertura onde estavam presentes as lideranças indígenas, equipe de saúde e a população o momento foi de muita emoção e ao mesmo tempo de alívio para que tudo volte ao normal.

A aldeia Água Azul foi a aldeia da Terra indígena Buriti que mais sofreu com o vírus. Foram registradas 104 pessoas infectadas e 05 mortes de anciãos que contraíram a covid-19 e não resistiram e faleceram.

A coordenadora do Polo Base de Sidrolândia, Eliane Dias, destacou a importância da chegada da vacina a população indígena.

“É um momento único, estamos vivenciado várias emoções, tristeza, alegria, lembranças daqueles parentes que partiram, mas hoje é momento também de gratidão pois estamos iniciando a vacinação. Choramos, lutamos e estamos aqui agradecendo a Deus por esta oportunidade de imunizarmos todo o nosso povo.”

O cacique da Aldeia Água Azul, Claudenir relembrou os momentos de perda dos anciãos de sua aldeia e sente feliz por ser a primeira aldeia a estar recebendo a vacinação.

“É um momento de agradecimento a todos, tivemos perda dos nossos anciãos e suportamos tudo isso. Agradecemos a Deus e a equipe de saúde que hoje nos proporciona esse momento único. Somos a primeira aldeia a receber essa vacinação.” Concluiu.

O vice-cacique da aldeia Água Azul, Josias Reginaldo, ressaltou o quanto é necessária esta vacina.

“Esta vacina é inédita e importante para nossa imunização. Precisamos tomar para evitar o choro posteriormente.” Ressaltou.

O cronograma de vacinação segue de hoje até terça-feira (26) contemplando todas as 13 aldeias da Terra Indígena Buriti (Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti) que pertence ao Polo Base de Saúde de Sidrolândia.

Confira

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here