Como a música fez professora mudar a vida de alunos em aldeia terena

Projeto Sons da Aldeia resgata os saberes indígenas para as crianças na aldeia Babaçu.

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Crianças participam do projeto Sons da Aldeia. (Foto: Luciano Justiniano)

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Tão importante quanto a educação é a preservação da nossa cultura. Pensando nisso, a professora indígena terena Marlene Rodrigues integra o projeto Sons da Aldeia, que leva a cultura indígena para comunidade da Aldeia Babaçu, em Miranda, por meio da dança, do artesanato e da música. As crianças, além de aprenderem atividades artísticas, também contribuem para levar para frente a própria história indígena de Mato Grosso do Sul.

Sentindo a necessidade de manter viva as tradições dos povos originais que ela mesma pertence, a professora desenvolveu o Projeto Sons da Aldeia em parceria com o Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural). Desde 2015, o projeto leva atividades para as crianças no período extraclasse, dentro da escola municipal José Balbino na comunidade.

Projeto Sons da Aldeia levam arte indígena para crianças. (Foto: Luciano Justiniano)
Projeto Sons da Aldeia levam arte indígena para crianças. (Foto: Luciano Justiniano)
Artesanato, dança e música são artes do projeto. (Foto: Luciano Justiniano)
Artesanato, dança e música são artes do projeto. (Foto: Luciano Justiniano)

“Sempre tivemos a música muito presente dentro da nossa comunidade, mas eu percebi que isso vinha diminuindo”, lembra Marlene. Sentindo falta das músicas tradicionais tocadas com flautas, tambores e maracás, que acompanham as danças de bate pau, a professora percebeu que precisava trazer de volta para a aldeia as tradições indígenas terenas.

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