Abril, mês onde é comemorada o dia do índio, as aldeias de todo território brasileiro em mais um ano cancelam todas as atividades presenciais de comemoração à semana indígena devido a pandemia.
Na Terra Indígena Buriti, onde abrange 13 aldeias dos municípios de Sidrolândia e Dois irmãos do Buriti segundo informação todos já cancelaram as festividades de comemoração ao dia do índio. Lideranças de duas aldeias já emitiram nota de cancelamento. As aldeias Oliveira e aldeia Lagoinha.
Em sua página oficial, a aldeia oliveira publicou o seguinte: “Este vírus tirou nossas alegrias de viver esses momentos…(fotos de danças) … Deus queira que ano que vem volte tudo ao normal…”
Na página da aldeia Lagoinha foi emitido nota do cancelamento de dois eventos tradicionais realizada anualmente no mês de abril onde a participação de todas as aldeias era maciça; o concurso de dança indígena terena e Concurso Miss Indígena da região.
“Infelizmente este ano não irá realizar o concurso de dança tradicional e concurso miss indígena da região… a nossa prioridade no momento é a saúde de todos.” diz o comunicado.
Todo dia é dia do índio, mas no mês de abril na aldeia a cultura é prioridade, as danças, as pinturas, o cocar, a semana cultural nas escolas e o momento de confraternização com churrasco são itens que não faltavam para comemorar o dia do índio.
Com foco nas redes sociais e para evitar eventos que reúnam público presencial há muitos eventos onde o foco está na cultura e direitos indígenas, palestras, filmes etc.