Eliane Dias, 46 anos, moradora da aldeia Córrego do Meio, foi designada pelo Coordenador Distrital de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul, Sr. Luiz Antônio de Oliveira Junior, no dia 09 de Agosto e passa a assumir o administrativo do Polo Base de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.
Eliane, tem grande experiencia com a saúde indígena, pois trabalha há mais de 20 anos, iniciou como agente de saúde da aldeia Lagoinha.
Formada em técnica de enfermagem no ano de 2000, ela já trabalhou nos municípios de Dois irmãos do Buriti e CASAI (Casa de Apoio à Saúde do Índio) de Campo Grande tendo experiência com pacientes de várias etnias do estado de MS.
Agora como gestora do polo, Eliane e sua equipe tem a responsabilidade de dar assistência a saúde de aproximadamente 7 mil indígenas dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Ela já conhece a realidade da saúde indígena pois trabalhou nas gestões anteriores como técnica de enfermagem atuando especificamente nos agendamentos de consultas de média e alta complexidade e cirurgias.
Em entrevista exclusiva ao site rádio terena Eliane diz que durante todos estes anos de serviço prestado a saúde tem uma imensa experiência que possa contribuir para melhorar o atendimento aos usuários da saúde indígena.
“Durante todo o meu caminhar da minha profissão aprendi muita coisa e estou pronta para encarar mais este desafio. Sei da minha responsabilidade e dedicarei, assim como dedico na minha profissão, todos os dias, agora muito mais, ou seja, em dobro, certo de que Deus estará nos abençoando.”
Eliane disse que vai trabalhar com parcerias com os municipios de Sidrolàndia e Dois Irmãos do Buriti e recentemente o Polo base recebeu cadeiras de rodas e cadeiras de banho, fruto de parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família de Sidrolândia (NASF), e com a empresa JBS, que sempre atende o pedido dos profissionais com insumos para as comunidades Indígenas.
Eliane faz um agradecimento aos caciques da Terra Indígena Buriti que acredita no seu trabalho aos seus filhos, família e todos que o apoiam.
Emocionada lembra de suas irmãs, Elizabete Dias e Leia Dias (ambos in memoriam) que faleceram precocemente no ano de 2019.
“Dedico esta conquista aos meus filhos, família e minhas irmãs por que sei que elas estariam comemorando comigo deste momento em minha vida.” Finalizou.