As provas do Enem tradicionalmente trabalham temas sociais e ligados às minorias. O primeiro dia do Enem 2021 não foi diferente. Os estudantes responderam questões sobre escravidão, povos indígenas e refugiados.
O primeiro dia do Enem 2021 contou com três provas. Redação no formato dissertativo-argumentativo, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Estas duas últimas contaram com 45 questões objetivas cada.
Para Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, a prova foi boa, como nos anos anteriores, e o aspecto pedagógico prevaleceu ao político.
“O Enem 2021 merece elogios por todas essas temáticas sociais consideradas. Os técnicos do Inep estão de parabéns, pois é perceptível o esforço na escolha das questões considerando o repositório de itens que está disponível”, avalia o gerente.
A prova de Linguagens e Códigos, na opinião de Santo, foi bem tradicional, com bastante interpretação de texto. Os exames de Ciências Humanas foram bem divididos entre as temáticas Brasil e mundo.
História, por exemplo, trabalhou temas clássicos como Revolução inglesa, Era Medieval e Era Vargas. Geografia da mesma maneira, contando com industrialização, urbanização, desenvolvimento das cidades, capitalismo, divisão internacional do trabalho, etc.
Santo comenta que o Enem 2021 destacou músicos e cantores nacionais em diversas questões. Foram citados Gonzaguinha, Chico Buarque, Nelson Sargento e Abel ferreira.
“O maior destaque foi Zé Ramalho, relembrando a peleja do diabo com o dono do céu. Caiu aquela parte que fala: Ê, ô, ô, vida de gado / Povo marcado, ê! / Povo feliz!”, comenta o gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, Fernando Santo.
Mas, o Enem 2021 não é só elogios. O gerente Fernando Santo avalia que algumas questões se mostraram nitidamente desatualizadas, com noticias antigas do Facebook, por exemplo, ou ainda comentários defasados de acontecimentos da internet, como a questão do vídeo da morte do cisne do dançarino John Lennon.
Redação
Hoje, os estudantes fizeram a redação, cujo tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“. O assunto foi considerado surpreendente por estudantes e professores.
O Poliedro Educação analisou o tema da redação do Enem 2021. Confira abaixo:
“Ainda que o tema possa ter surpreendido os candidatos e a frase temática tenha sido elaborada de maneira longa e com certa complexidade (remetendo, inclusive, à frase temática de 2018 que, igualmente, apresentou-se longa e com relação de causa e consequência), é possível afirmar que os textos motivadores propiciaram a elaboração de um bom projeto de texto, assim possibilitando a realização de uma escrita condizente com as habilidades requeridas na prova”.
Abstenção
O Ministério da Educação (MEC) informou que dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem, 26% faltaram às provas aplicadas mais cedo, das 13h30 às 19h. O exame educacional foi realizado em 10 mil escolas distribuídas em 1.747 municipios brasileiros.
De acordo com o ministro do MEC, Milton Ribeiro, o número de estudantes que não compareceram às provas é considerado baixo, por ser em meio a uma pandemia. Na edição do ano passado, também no primeiro dia de provas houve 51,5% de ausentes. O número foi considerado recorde.
Ribeiro destacou ainda que o Enem 2021 foi aplicado de forma tranquila. “Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida”, comentou.