Falece em Campinas, ex-coordenador da Funai, indigenista que trabalhou 12 anos na TI Buriti

0
2092
Jorge Antonio das Neves

Faleceu na tarde desta segunda-feira (28), em Campinas-SP, o servidor de carreira da Funai lotado em Campo Grande-MS, Jorge Antonio das Neves. Segundo informações, Jorge sofreu uma parada cardíaca.

“Jorge chefe” como era conhecido na região da terra indígena Buriti, iniciou sua carreira como servidor público federal no ano de 1982. Trabalhou em Goiás e em Brasília. 

Em 1992, foi nomeado chefe da Funai na Terra indígena Buriti para atuar em apoio aos indígenas dos municípios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. 

Nos 12 anos quando esteve atuando na TI Buriti participou ativamente no processo de retomada da terra tradicional dos indígenas terenas. Por causa disso sofreu até ameaças.

Como chefe apoiou os indígenas no processo educacional e como na aldeia as escolas ofereciam apenas a 1ª série até 5ª série, Jorge com seu caminhão levava todos os dias aproximadamente 20 estudantes  das Aldeias Buriti, Córrego do Meio e Água azul para a cidade de Sidrolândia para que pudessem cursar o restante dos estudos.

Nas redes sociais, amigos indígenas homenageiam Jorge pelo trabalho prestado a população indígena de Mato Grosso do Sul.  

Vereador indígena Otacir Figueiredo (PP) ressaltou: “O nome dele é Jorge Antonio das Neves, um grande amigo que não era indígena mas deixa um legado de luta pelos povos indígenas. Nosso muito Obrigado!”

“… um dos maiores indigenistas da história da FUNAI em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Sentiremos sua falta, amigo e irmão defensor dos direitos dos povos indígenas. declarou vereador indígena, Eder Alcântara (PDT).

“Grande amigo Jorge Antonio Das Neves, será sempre lembrado pela nossa comunidade, pela luta, pela entrega e apoio a nossa causa. Os Povos Indígenas perde um grande companheiro.” Ressaltou vereador Percedino Rodrigues (MDB).

“Será sempre lembrado como um grande guerreiro que embora não fosse indígena de sangue, esteve em defesa dos direitos indígenas!” comentou Professora Cledeir.

“Obrigado nosso irmão guerreiro Jorge Antonio Das Neves grande companheiro, com vc aprendemos muitas coisas … povo terena em luto.” escreveu Cacique Valdecy da aldeia Olho D’água.

Nos últimos anos o servidor vinha sofrendo processo administrativo iniciado  no ano de 2011 por infração disciplinar por meio de improbidade administrativa,  quando em dezembro do ano 2013 foi exonerado do quadro de pessoal da Funai (Fundação Nacional do Indio). Anos depois, Jorge conseguiu liminar da justiça e retornou as suas funções e em dezembro de 2020 foi exonerado novamente. 

Jorge, em conversas com amigos dizia que estava desgastante enfrentar estes processos e estava com problemas de saúde.

Seu corpo será velado em Campinas – SP.

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here