Os pequenos agricultores indígenas do município de Dois Irmãos do Buriti com apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígena (SEMAI) estão vendo resultado positivo no plantio e manejo da mandioca.
Recentemente, o produtor indígena, Leodenis da aldeia Barrerinho entregou toneladas de mandioca para a indústria “Mandioca Monte Alto” situado no município de Dois Irmãos do Buriti que processa e empacota o produto e entrega nos diversos supermercados do estado.
Segundo o secretário da SEMAI, Clênio Reginaldo França, a sua pasta tem incentivado os pequenos agricultores no plantio fornecendo óleo diesel, conserto de maquinários, manejo e acompanhamento técnico para uma produção de qualidade.
“É gratificante ver nosso pequeno produtor indígena está tendo resultados positivo na sua colheita e saber que isto contribui para melhoria da sua renda e qualidade de vida.” Comentou o secretário.
Clênio ressaltou ainda a parceria da indústria Monte Alto que recebe incentivo da Prefeitura e da Câmara do Munícipio para a compra da mandioca oriunda dos produtores das aldeias.
“Antes, os nossos produtores indígenas vendiam seus produtos (a mandioca) para atravessadores com preços muitas vezes injustos, agora não mais. A indústria do nosso município, que tem apoio do poder público, compra dos nossos produtores a preço justo.” Ressaltou. Continuou dizendo “… os produtores de mandioca plantam sabendo para quem vender.”
O secretário disse que há muitos outros produtores indígenas que estão abastecendo a indústria, inclusive outro produtor da aldeia André irá nesta próxima semana entregar toneladas de mandioca.
“A Secretaria Indígena, o prefeito Wlademir de Souza Volk estará sempre motivando e apoiando os agricultores indígenas para que possam ter melhoria na sua renda e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.” finalizou.