Funai fará estudo antropológico em etnia indígena de Naviraí

0
184
Foto: Divulgação

A Fundação Nacional do Índio (Funai) decidiu designar um Grupo Técnico (GT) para realizar os estudos de natureza antropológica, etno-histórica, sociológica, jurídica, cartográfica e ambiental em população indígena de Naviraí, município 340 km distante de Campo Grande. 

Conforme a portaria divulgada nesta quarta-feira (14), o levantamento é necessário para a identificação e delimitação da área reivindicada pela comunidade indígena Guarani e Kaiowá de Kurupi Santiago Kue, conhecida por Dourados-Amambaipegua II.

Segundo a publicação divulgada no Diário Oficial da União (Dou), a antropóloga Lauriene Seraguza Olegário e Souza será coordenadora, colaboradora eventual do evento.

Outro nome do estudo é Felipe Vianna Mourão Almeida, profissional da área ambiental, graduado em Ciências Biológicas, indigenista especializado em exercício na Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental/DPDS.

A partir de hoje, os componentes da equipe terão 30 dias para realizarem os trabalhos de campo, a contar dos seus respectivos deslocamentos. As despesas e translados de ambos serão pagas por meio do Plano Operacional Delimitação, Demarcação e Regularização de Terras Indígenas, da Diretoria de Proteção Territorial, Plano de Trabalho Resumido (PTRES).

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here