Vereador no CE, advogado é indicado para a Secretaria Especial de Saúde Indígena

0
234
Foto: Divulgação

O advogado e vereador de Caucaia (CE) Ricardo Weibe Tapeba foi indicado nesta segunda-feira (02) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, e será o segundo indígena a comandar a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena). Em 2019, a indígena Silvia Waiãpi foi designada para a pasta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e ficou pouco menos de um ano.

A indicação de um indígena como secretário havia sido prometida pelo presidente Lula. 

Quem é o novo secretário?

  • Líder do povo indígena Tapeba, do município de Caucaia;
  • Foi coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará;
  • Integrante do departamento jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo;
  • Foi um dos três nomes sugeridos pela Apib (Associação de Povos Indígenas do Brasil) para ser indicado ministro dos Povos Indígenas, que teve Sônia Guajajara como nomeada.

Sobre o órgão: 

  • A Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão de atenção à saúde indígena no SUS (Sistema Único de Saúde).
  • Segundo o Ministério da Saúde, a Sesai conta com mais de 22 mil profissionais de saúde, 52% são indígenas.
  • O órgão ainda promove a atenção primária à saúde e ações de saneamento, de maneira participativa e diferenciada, respeitando as especificidades epidemiológicas e socioculturais destes povos.

Cumprindo promessa eleitoral, Lula indicou a também indígena Joênia Wapichana para a presidência da Funai (Fundação Nacional de Povos Indígenas) —foi primeira indígena a assumir o cargo.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here