A prefeitura, o Distrito Especial de Saúde Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) inauguraram ao som e no ritmo das danças Guarani Kaiowá, novo posto de saúde na aldeia Jaguapiré, em Tacuru.
Através de recursos federais emendas parlamentares, Prefeitura Municipal de Tacuru e Secretaria Municipal de Saúde entregou à comunidade da aldeia Jaguapiré a nova Unidade Básica de Saúde, aguardada por mais de 20 anos.
A Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena contará como uma estrutura física adequada e salubre para a comunidade que hoje possui cerca de 1024 indígenas, onde serão oferecidos os serviços de atendimentos preconizados pelo Ministério da Saúde, imunização, coleta de exames, exame de Papanicolau, atendimento médico, inalação, visitas domiciliares pelas equipes de saúde e agentes comunitários, curativos, dispensação e administração de medicamentos, nutricional, odontológico, pesagens coletivas, Hiperdia, entre os demais programas e ações preconizadas, com uma estrutura adequada para comunidade e profissionais de saúde executarem as ações.
O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti , esteve prestigiando o ato de inauguração, juntamente com a primeira-dama Fernanda; Graziano da Silva – Secretário Municipal de Saúde; Engenheiro, Daniel de Castro Jorge Silva – representando o superintende da FUNASA; Taísa Lourencetti Giroto – Coordenadora do Polo Base da SESAI; Valdenir Romeiro – Cacique da Aldeia Jaguapiré; Celso Souza Padilha – Responsável Administrativo do Polo Base de Tacuru; Elizeo Vieira da Silva – Coordenador Distrital Substituto; Luiz Antônio de Oliveira – Ex Coordenador Distrital do DSEI-MS; Clenivaldo Pires Xavier Terena. da Aldeia Babaçu – Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Mato Grosso do Sul; Ivan Montiel – Cacique da Aldeia Sassoró e representante do Conselho Local de Saúde Indígena da Aldeia Sassoró; Alfredo Martins Garay – representante do Conselho Local de Saúde Indígena da Aldeia Jaguapiré.
De acordo com o prefeito, a unidade de saúde onde a população era atendida estava em situação precária necessitando de um espaço mais adequado para o atendimento em saúde na aldeia da Jaguapiré. Onde com apoio do governo entregaram a nova unidade pensando no bem estar da população indígena.
O Cacique Valdenir Romeiro – presente à inauguração da UBSI, expressou o sentimento do povo que compareceu ao evento e também daqueles que não puderam prestigiar a festa: “A comunidade está muito alegre hoje, porque esse é um presente muito importante que estamos ganhando, foi muita luta para conseguir isso dentro da aldeia. Aqui é tudo muito longe, é muito importante para nós. É um presente que vai ficar para os meus netos, meus parentes. Todos os aldeados chegam aqui no Polo, vai servir muito bem”.