A ministra Sônia Guajajara do Ministério do Povos Indígenas estará nesta sexta-feira (25) na aldeia Córrego do Meio, Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. Acompanham nesta visita o secretário executivo, Eloy Terena e a secretária de estado da cidadania, Viviane Luíza.
A principal pauta são as negociações para um acordo indenizatório que visa resolver o conflito histórico envolvendo a Terra Indígena (TI) Buriti, em Sidrolândia. A iniciativa segue o modelo bem-sucedido do acordo realizado na TI Ñande Ru Marangatu, em Antônio João, sendo considerada uma oportunidade de pacificação entre indígenas e proprietários rurais, incluindo o pecuarista e ex-deputado Ricardo Bacha.
“A minha liderança, a comunidade e os caciques da Terra Indígena Buriti estão com uma expectativa muito boa para a resolução do nosso território. Perdemos um guerreiro nosso, Oziel Gabriel, na luta pela nossa terra e esperamos que avance a demarcação de nossas terras.” Disse Daniel Campos Filho, cacique da Aldeia Córrego do Meio.
O cacique Daniel e sua liderança se preparam para receber a comitiva do ministério e também levar a ministra in loco ao local onde o guerreiro Oziel foi morto.