Alerta:Novos casos de coronavírus surgem na reserva indígena Buriti

0
1174
Foto: Divulgação

Assim como cresce o número de novos casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul e no país, nas aldeias da Terra Indígena Buriti também já surgem novos casos confirmados do novo coronavírus.

A população da TI Buriti situada nos municíios de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti onde concentra mais de 5 mil indígenas e 13 aldeias traz a tona a preocupação da segunda onda do novo coronavírus. Informação da equipe da saúde indígena local é de que há novos casos confirmados do coronavírus na aldeia Recanto, Água Azul e Buriti e já estão sendo feito buscas dos contatos que estes pacientes tiveram para realizarem testes.

As barreiras sanitárias que haviam nas entradas das aldeias foram desmontada no final do mês de Agosto. Com a flexibilização, as aglomerações foram se tornando mais intensas dentro das aldeias com os eventos políticos, torneios de futebol e eventos em geral.

Com a volta dos cultos presenciais, as igrejas tem seguido normas sanitárias orientados pelos órgãos responsável pela saúde indígena e secretaria de saúde dos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia. Há denominação realizando apenas um culto semanal.

Não há ainda movimentação das lideranças indígenas se irão tomar algumas medidas para minimizar o contágio dentro das aldeias.

Números de casos 

Em todo estado de Mato Grosso do Sul foram confirmados 4.215 casos do COVID-19 em população indígena com 14.127 casos notificados. Foram confirmados 84 óbitos.

O município de Aquidauana teve mais casos confirmados entre os indígenas foram 941, seguido de Miranda com 883. Dourados, Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia aparecem na sequência com 524, 471 e 459, respectivamente. Indígenas dos municípios de Corguinho, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Japora, Juti, Ladário, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranhos,Ponta Porã, Rio Verde de MAto Grosso e Vicentina foram onde tiveram menos casos confirmados, 1 cada.

Aquidauana também lidera o número de mortes com 24. Miranda registra 17 óbitos, Dourados, 12;  Anastácio, 7; Dois Irmãos do Buriti, 7; Campo Grande,6; Sidrolândia,3; Tacuru,2. Os municípios de Bonito, Caarapo, Coronel Sapucaia, Japora, Nioaque e Porto Murtinho registraram 1 óbito.

Na terra indígena Buriti foram registradas 10 óbitos em decorrência do novo coronavíurs.

No início do mês de Agosto, uma “semana triste”, moradores da Aldeia Água Azul, no município de Dois Irmãos do Buriti sepultaram quatro vítimas de covid-19. Três delas foram enterradas em menos de 24h.

 

 

 

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here