Defensoria Pública de MS e Escola Superior realizam webnário com palestrantes indígenas

0
383
A programação do evento traz apenas palestrantes indígenas e será nos dias 9, 16, 23 e 30, das 9h às 12h (horário do MS), transmitido pelo canal da Escola Superior da Defensoria Pública de MS no YouTube.

Em homenagem ao mês dos povos indígenas, celebrado em abril, a Defensoria Pública de MS, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP-MS) e com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (ADEP-MS), realizará o Webnário Abril Indígena.

A programação do evento traz apenas palestrantes indígenas e será nos dias 9, 16, 23 e 30, das 9h às 12h (horário do MS), transmitido pelo canal da Escola Superior da Defensoria Pública de MS no YouTube.

Encontro do dia 09/04 – A primeira palestra terá como tema Cosmovisão Guarani e Kaiowá, que será proferida por Tonico Benites, o palestrante possui graduação em pedagogia e mestrado e doutorado em Antropologia Social (UFRJ).

O convidado especial também apresentará a discussão Fogo Familiar: relações familiares – crianças e adolescentes.

Na mesma data, o encontro online discutirá Cosmovisão e Relações de Consumo, apresentada por Anastácio Peralta, que tem graduação em Licenciatura Intercultural Indígena (UFGD).

Os mediadores desse primeiro dia de evento, serão: a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), defensora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes; o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), defensor público Homero Lupo Medeiros; e a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.

Encontro do dia 16/04 – As reflexões do segundo dia de evento começam em torno da Religiosidade e conflitos com a palestrante Lúcia Pereira, mestra em Antropologia Social (UFGD).

Em seguida, Simone Eloy Amado, doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), discursará a respeito dos Territórios Etnoeducacionais.

O tema Educação – Acesso encerra a programação do segundo encontro virtual, com a apresentação do professor auxiliar da UFGD, Eliel Benites, que também tem mestrado em Educação (UCDB). A mediarão desse bloco será da coordenadora do Nupiir, defensora pública de Segunda Instância, Neyla Ferreira

Mendes; do coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva; e do coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e chefe de gabinete em exercício, defensor público Pedro Paulo Gasparini.

Encontro do dia 23/04 – Fernando da Silva Souza (Terena), que possui graduação em Administração Rural pelo Centro Universitário da Grande Dourados, abrirá o terceiro módulo de estudos com a questão da Saúde – Subsistema.

Logo depois, a Saúde Mental – crise e reflexos na violência doméstica será apresentada pela mestra em Integração Contemporânea da América Latina (UNILA), Clara Barbosa de Almeida.

A mediação será com a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Thais Dominato Teixeira.

Encontro do dia 30/04 – O último evento do webnário Abril Indígena discutirá o Papel da DPE na consolidação dos Direitos Indígenas, com o convidado especial Luiz Henrique Eloy Amado que é advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e tem pós-doutorado em Antropologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), de Paris.

Inscrições: Clique aqui para fazer a sua inscrição, até́ o dia 16 de abril.

Certificado: O evento é formado por 4 palestras on-line, por isso, para garantir o certificado será necessário registrar presença em 3 delas.

 

Com informações enfoquems

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here