Aldeia indígena do MS é a primeira a receber programa nacional Famílias Fortes

0
218
A comunidade está localizada a 469 km de Campo Grande/MS (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, uma parceria do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) com uma Organização da Sociedade Civil leva o Programa Famílias Fortes a uma aldeia indígena. Nesta terça-feira (15), a Secretaria Nacional da Família (SNF) celebrou um Acordo de Cooperação Técnica com a instituição Target Ruediger Nehberg. Com a ação, 150 famílias da comunidade Arroyo-Korá — localizada em Paranhos, município a 469 km de Campo Grande (MS) —, serão beneficiadas com a política de fortalecimento de vínculos familiares ao longo de cinco anos.

Liderada pela secretária nacional da Família, Angela Gandra, a agenda também contou com a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI), obra financiada pela Target, e com uma visita à prefeitura municipal para apresentação de iniciativas do Governo Federal ao prefeito Donizete Viário. A comitiva do MMFDH ainda participou de uma celebração cultural com a comunidade indígena da região.

“Além de cuidar da saúde e das famílias, que são também um caminho para a preservação da saúde mental, pudemos abrir perspectivas junto à prefeitura para o desenvolvimento da região, que conta com praticamente 50% de sua população composta por indígenas”, afirma Angela Gandra. Com o lançamento do programa, a expectativa da SNF é evitar comportamentos de risco e melhorar a qualidade das relações familiares dos membros da aldeia.

Para a secretária, a prevenção é um dos ingredientes para inibir comportamentos de risco. “Em um momento em que temos que combater tantos obstáculos externos como as drogas, o alcoolismo e a gravidez na adolescência, por exemplo, investir na família e firmá-la como alicerce é a via mais óbvia para solidificar a educação e fortalecer com estabilidade o crescimento da nação”, declara.

A diretora-executiva da Target, Sophie Weber, conta que a organização atua em áreas indígenas há mais de 20 anos, construindo postos de saúde. Hoje, com 32 anos, Sophie relembra a primeira vez que esteve em uma aldeia indígena, com apenas 12 anos, com seus pais, fundadores da instituição. “Para nós, os indígenas são família. E família é o que nos define como organização social. Acreditamos no poder da família como base para o bem-viver e para o futuro próspero de todos nós a partir das crianças”, pontua.

Conheça mais

O programa possui uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos com a missão de promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

Para a implementação do Programa Famílias Fortes, a Secretaria Nacional da Família estabelece parcerias com municípios, Organizações da Sociedade Civil e Instituições Federais. 

Para mais informações:
familiasfortes@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3538

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here