Terena é nomeado coordenador-geral de Promoção do Bem Viver Indígena

0
208

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, nomeou nesta quarta-feira (15) o terena Leosmar Antonio, 37 anos, para ser o coordenador-geral de Promoção do Bem Viver Indígena da Secretaria de Gestão Ambiental e Territorial Indígena da pasta. A publicação está no DOU (Diário Oficial da União).

Biólogo de formação, conhecedor das práticas tradicionais de cuidado e cultivo da terra, com mestrado em Desenvolvimento Local em Contexto de Territorialidade, foi escolhido por lideranças indígenas para ser o presidente do Conselho Regional do Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígena) para o Cerrado e Pantanal em 2013, foi selecionado como consultor do projeto GATI (FUNAI-PNUD) e desde então vem atuando e aprimorando seus conhecimentos em etnoagroecologia.

Passou no Doutorado na Fiocruz, é professor no Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas do Mato Grosso do Sul, foi professor de ciências da natureza na Licenciatura Intercultural Indígena Povos do Pantanal (UFMS) e vem ministrando palestras e cursos para setores governamentais e não-governamentais. Também, vem compartilhando seus conhecimentos e aprendendo com os nossos parentes nas oficinas de agroecologia indígena que vem ministrando em vários territórios indígenas em todo país, além de articular e participar de várias instâncias regionais e nacionais que debatem a questão da Agroecologia.

Leosmar Antonio foi nomeado devido à sua experiência, à sua história e ao seu compromisso com a luta etnoambiental e com a recuperação e valorização dos saberes ancestrais, e temos convicção de que ele irá contribuir profundamente para a construção de políticas voltadas aos povos indígenas e na construção de um presente e futuro do planeta mais verde, diverso, inclusivo e indígena.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here