Além do tradicional desfile e competição de dança, aldeia Lagoinha terá rodeio e show gospel

0
336

O cacique Jasiel Gabriel da aldeia Lagoinha, Sidrolândia/MS e sua liderança lançaram a programação para a semana cultural que acontecerá no mês de abril quando antecede a comemoração ao dia dos povos indígenas, nova nomenclatura do projeto da ex-deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), Lei 14.402, de 2022.

A semana cultural organizada pela escola e a comunidade iniciará no dia 14 de abril com a abertura oficial do evento. Além das tradicionais atrações, competição de danças e desfile da garota indígena, o evento contará com Rodeio, prova de tambor e encerrará com show gospel no dia 19 de Abril.

“Esse ano fizemos uma programação um pouco diferente, mas sem perder o essencial que a presença da nossa cultura tradicional. Dentro da programação inserimos o rodeio, uma atração inédita, nunca antes realizado na nossa aldeia, prova de tambor, a famosa competição de dança e desfile da miss indígena, atração que não pode faltar porque fortalece a nossa cultura.” comenta cacique Jasiel.

“Quero convidar a todos amigos, indígenas e não indígenas para que prestigiem nosso evento, será um evento brilhante, tenho certeza disso. Todos serão bem-vindos, do nosso município, de outras cidades ou até mesmo de outros estados, venha conhecer nossa cultura a nossa semana cultural e se alegrar conosco nestes dias.” Finaliza Cacique Jasiel

Competição de dança indígena

Grupo de dança Kali Lavona. Foto: Divulgação

 

Um evento tradicional que acontece todos os anos na aldeia Lagoinha, Sidrolândia/MS e traz a participação de todas as aldeias da Terra indígena Buriti. São grupos masculino e feminino que participam das danças tradicionais da etnia terena. 

São avaliados nos grupos, a pintura, o traje, as plumas, e a sincronização das danças.

A premiação chama a atenção. No último ano o vencedor recebeu dois mil reais.

CONCURSO MISS INDÍGENA

Cacique Jasiel e a campeã miss indígena 2022. Foto: Divulgação

Meninas entre 14 à 20 anos participam do concurso da miss indígena, uma das atrações da semana cultural da aldeia Lagoinha que lota o pátio de evento. A beleza das garotas indígenas é demonstradas através das vestimentas feita de sementes de árvores nativas, plumas de araras e a pintura feita de urucum e jenipapo. Em anos anteriores, já teve participação de 40 garotas que desfilaram na passarela do evento. 

Confira a programação

14 de abril – abertura oficial do evento e abertura do rodeio

15 de abril – Durante o dia prova do tambor, a noite continuação do rodeio e baile;

16 de abril – durante o dia corrida de cavalo, a noite encerramento do rodeio;

17 de abril – Concurso miss indígena 2023;

18 de abril – competição de dança tradicional indígena;

19 de abriel – 12:00 horas almoço em comemoração ao dia dos povos indígenas;                                                               19:00 horas show gospel com André Texeira e grupo Candeia.

 

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here