O concurso Funai está oferecendo 502 vagas para os cargos de Especialista Indigenista e Técnico Indigenista. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas definiu que 30% desse número será destinado aos povos indígenas.
Para concorrer a essas cotas, os interessados deverão passar pelo procedimento de verificação documental complementar, atendendo ao Decreto nº 11.839, de 21 de dezembro de 2023 e a Portaria Conjunta MGI/MPI/FUNAI nº 63, de 26 de dezembro de 2023, sob a responsabilidade da Fundação Cesgranrio.
Concurso Funai: critérios para concorrer por cotas
De acordo com o Decreto nº 11.839, os editais de concurso Funai poderão prever pontuação diferenciada aos candidatos que comprovarem experiência com populações indígenas.
Somente será admitida a experiência com populações indígenas que esteja voltada à promoção e à proteção dos direitos dos povos indígenas e a aferição da pontuação ocorrerá sem prejuízo de eventual avaliação de titulações acadêmicas.
Para fins do disposto no Decreto, será considerada experiência com populações indígenas a atuação profissional em entidades de direito público ou privado, desde que relacionada ao desempenho de atividades voltadas à:
- proteção territorial ou etnoambiental para povos indígenas;
- promoção do etno-desenvolvimento ou de direitos e cidadania de povos indígenas;
- garantia de segurança alimentar e nutricional de povos indígenas;
- elaboração de estudos e pesquisas dirigidos à proteção e à promoção dos direitos dos povos indígenas; ou
- preservação e à divulgação do patrimônio cultural de povos indígenas.