Na manhã de sexta-feira, 26, durante formatura geral do efetivo do 9 Batalhão de Engenharia de Combate sediado em Aquidauana, o comandante da unidade Tenente Coronel Felipe Araújo Barros homenageou com o diploma de Soldado Padrão, quatro militares, sendo eles Cb Ortiz, (1ª Cia), Cb Falcão (CCAp), Cb João Cardoso (2ª Cia) e Cb Mesquita (CEP).
Em contato com a imprensa, o comandante do Batalhão Carlos Camisão, TC Felipe Barros destacou a participação de familiares dos homenageados, nesta ação de reconhecimento, que visa acima de tudo estimular e transformar o militar em um exemplo positivo para os demais. “Foi um momento de muita felicidade contar com a presença dos familiares dos homenageados, que demonstraram alegria e orgulho pelo reconhecimento registrado através da concessão do diploma Soldado Padrão”, enfatizou o TC Felipe Barros.
Homenagem
Um dos homenageados foi o Cabo Falcão (Matheus José Falcão), indígena da etnia terena da aldeia urbana Tico Lipu.
Ele recebeu o Diploma de Soldado Padrão 2024 por serviços prestados ao Exército e ao povo brasileiro das mãos do Comandante Tenente Coronel Felipe Araújo Barros do 9º Batalhão de Engenharia de Combate “Carlos Camisão”, a Casa do Engenheiro Expedicionário.
Cabo Falcão ao longo de sua jornada como militar, atua na área de comunicação e tem participado de missões importantes para a sua organização militar, dentre elas a Missão Agatha de combate ao narcotráfico e controle de fronteiras.
Ele ainda atuou nas operações Xingú, Missão Serra do Pantanal e Serra do Cachimbo, onde está inserida a reserva biológica nascentes da Serra do Cachimbo, que conta com as bacias hidrográficas de vários rios.
O evento na sede do quartel em Aquidauana, contou com a presença dos pais do Cabo Falcão, o casal Emerson de Oliveira Souza e Eliane Pessoa Falcão de Oliveira, além da esposa do militar Jeane Goes Brito Falcão, o sogro Genival Brito, Cacique Tico Lipu e Mara Farias.
A presença do Cacique Tico Lipu na solenidade no quartel do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão agregou valores ao evento e valorizou o jovem Cabo Falcão representante dos Povos Originários. “Nossa unidade do Exército Brasileiro está feliz em ter em suas fileiras o Cabo Falcão, que também representa a nação terena de Aquidauana”, ressaltou o comandante do 9ºBECmb, TC Felipe Barros.
Conquista
O pai do Cabo Falcão, o pastor Emerson de Oliveira Souza fala com orgulho do filho, em virtude de suas conquistas. “Nascido no seio de uma família humilde, o militar enfrentou grande desafio no início da sua vida com problemas de saúde”, explicou pastor Emerson.
Em sua manifestação, o pastor Emerson destaca que seu filho vivenciou o milagre de Deus, vencendo as limitações. “Ele se alistou em 2017 para o Serviço Militar Obrigatório e em 2018 incorporou nas fileiras do Exército Brasileiro, onde serviu durante dois anos como soldado, sendo indicado ao curso de formação de Cabo – CFC onde obteve êxito sendo promovido a Cabo”.
Desde então, o Cabo Falcão cumpre com a Missão do Exército Brasileiro, sempre pronto para servir.