De origem da etnia Terena, Ederson é convocado para a seleção brasileira de futebol

0
1072
Éderson foi convocado para a seleção brasileira - Divulgação / Atalanta

Realizando um sonho de infância, o sul-mato-grossense, de origem da etnia terena, Éderson dos Santos foi convocado para a Seleção Brasileira. Nascido em Campo Grande (MS), o meio-campo joga atualmente para o time italiano Atalanta.

Sua avó e mãe são de origem indígena, inclusive com vários familiares morando na Aldeia Bananal, em Aquidauana. Em homenagem a sua ascendência terena, Ederson tatuou no seu braço direito a data de nascimento de sua avó materna. 

Para a mãe do jogador, Edilene dos Santos Lourenço, a nomeação foi um presente para ela, que fez aniversário nesse domingo (19).

“Agradeço primeiramente a Deus. É um sonho de criança realizado, um baita presente que recebi com muita alegria. Estamos muito felizes. Ele meio que suspeitava, mas só teve certeza ontem mesmo. Então é agradecer as orações”, contou.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande.

Revelado pelo Desportivo Brasil, o volante foi contratado pelo Cruzeiro e foi um dos poucos destaques do clube em 2019, em que a Raposa foi rebaixada. Os bons desempenhos lhe renderam uma contratação ao Corinthians, que seguia na elite do futebol nacional.

No time paulista, Éderson teve um bom início de temporada, tendo sido até decisivo nas fases finais do Paulistão. No entanto, o meia perdeu espaço no decorrer do Brasileirão, principalmente após a saída do técnico Tiago Nunes.

Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza (CE), sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador. Até então, ainda veste as cores da equipe azul e preta.

Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, clubes gigantes como Barcelona (Espanha), Liverpool (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra) e Milan (Itália) apresentaram interesse em contar com o futebol do volante campo-grandense para a próxima temporada. 

De acordo com o Transfermarkt, site especializado em mercado de transferências, Éderson vale 30 milhões de euros (aproximadamente 167 milhões de reais na cotação atual). Mas, provavelmente, a Atalanta deve fazer jogo duro para liberar o atleta.

 

 

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here