O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Aldeia Córrego do Meio encerrou suas atividades letivas neste ano de 2017 com muita festa . As 45 crianças e adolescentes que participam do projeto tiveram nesta última semana atividades especiais com apoio da Secretaria de Assistência Social e organização da equipe local.
Na quarta-feira (29) o projeto apresentou para os alunos “Cinema especial”. Foi exibido o filme “Meu Malvado Favorito III” que atraiu a tenção de todos. Durante a exibição tiveram direito a pipoca, sucos e cachorro quente.
Na quinta-feira(30) o dia foi ainda mais especial e emocionante porque as férias estavam chegando e a despedida do convívio também.
Um almoço foi preparado para toda turma, com direito a churrasco, frutas, sobremesa e ainda uma lembrancinha especial preparados pelos Orientadores Sociais Kerlem, Elieth e Aparecido.
“É muito gratificante estar com estas crianças ela nos encanta todos os dias e este dia de
confraternização é muito mais que merecida. O sorriso demonstrado no rosto de cada criança nos motiva ainda mais, concluiu Kerlem.
Aparecido disse que não mede esforços para ajudar estas crianças no crescimento educacional. “Quero ver eles bem, brincando, estudando e acima de tudo tendo uma boa qualidade de vida.”
Elieth, a responsável pela preparação dos alimentos de todos os dias desta crianças revela que o seu tempero especial é o amor. “Faço com muita dedicação os lanches desta crianças sei da importância disso. E hoje a mesa está farta especialmente para eles”. Concluiu.
Participaram deste evento Denivaldo Campos, psicólogo indígena e técnico de referencia do CRAS que apoia o projeto dando suporte aos educadores sociais; a coordenadora do CRAS Cascatinha, Daniele Rosa de Azevedo que coordena a região onde está inserida o SCFV da Aldeia Córrego do Meio; Coordenadora da Assistência Social, Gisa Sousa; Psicóloga Elisandra Darago ; Assistente Social Janice Nogueira; Assistente Social Andreia Luciana; Paola , e Jocimara França.
O que é Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (06 a 15 anos)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.° 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS N.° 109/2009).
Formas de Acesso
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município.
Gildson Gabriel/Rádio Terena