Defesa Civil segue em alerta com nível do Rio Aquidauana

0
599

Com o risco de enchente, a Defesa Civil permanece em alerta para o nível do Rio Aquidauana. Na última sexta-feira (01º), a régua de medição instalada na Ponte Velha chegou a marcar 7,16 metros – a situação de emergência acontece a partir de 8 metros.
Na manhã desta segunda-feira (04), apesar das chuvas, o nível apontava 6,14 metros. No entanto, existe o temor de que as águas possam voltar a subir.
“Voltou a chover, mas é uma chuva fina e contínua”, informou o coordenador municipal da Defesa Civil, Mário Ravaglia, prevendo que as precipitações durante o dia cheguem a 20 milímetros.
“Estamos de prontidão e mobilizados em caso de emergência, pois temos informações que continua chovendo nas cabeceiras”, completou o coordenador.
Medidas
O rápido aumento fez com que a Defesa Civil deixasse as demais secretarias municipais cientes sobre as primeiras medidas a serem tomadas no caso de necessidade de remoção de famílias ribeirinhas.
Os moradores que precisarem de apoio devem entrar em contato com o 1º SGB (SubGrupamento de Corpo de Bombeiros), por meio do telefone 193. Os militares, imediatamente, acionarão a equipe da Secretaria de Obras de Aquidauana e a Defesa Civil, responsáveis pelo atendimento às famílias.
Equipes das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Aquidauana farão o trabalho de recepção e triagem das necessidades imediatas para acomodação e atendimento dos ribeirinhos ao chegarem à base de apoio, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Rua Marechal Mallet, no Centro. No local, a Prefeitura de Aquidauana irá disponibilizar uma cozinha para refeições e servidores para acompanhamento e atendimento dos ribeirinhos.
A Prefeitura e a Coordenação Municipal da Defesa Civil contam com a parceria do Corpo de Bombeiros, do 9°BE CMB (Batalhão de Engenharia de Combate), do 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e de algumas igrejas, o que garante maior eficácia e rapidez nas ações de socorro aos ribeirinhos. (*Foto: nível do Rio Aquidauana é monitorado várias vezes ao dia / Defesa Civil)

 

Redação/Rádio Terena

 

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here