O atleta amazonense Gustavo Paulino do Santos, de 21 anos, que faz parte do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara), garantiu vaga para o Pan-Americano de Tiro com Arco, em seletiva realizada na última segunda-feira, em Maricá, no Rio de Janeiro. O atleta é de origem indígena. Gustavo Paulino tem sido precursor de muitas conquistas para a modalidade no Amazonas. Ele já havia conseguido ir para o Pan-Americano, mas pela categoria Juvenil, e agora irá pelo adulto.
A disputa foi muito acirrada, uma vez que Gustavo ficou em 2º lugar mesmo duelando com nomes importantíssimos que, inclusive, participaram das Olímpiadas Rio 2016, como Bernardo Oliveira, que arrematou o 1º lugar. Nesta seletiva, a arqueira Graziela Paulino, que é irmã de Gustavo, ficou em 4º lugar.
Jogos Sul-Americanos e Pan-Americano
Gustavo já estava classificado para competir nos Jogos Sul-Americanos, que será em Cochabamba, na Bolívia, de 30 de maio a 7 de junho. Agora, além desta competição, ele terá que se preparar para ir para Medelín, na Colômbia, em setembro, onde ocorrerá o Pan-Americano. Segundo o técnico da equipe amazonense, Aníbal Fortes, além de ser um feito inédito a conquista da vaga para o Pan-Americano pode colocar o atleta nas olimpíadas de 2020, no Japão.
“Essa vaga tem uma importância imensa. Primeiro porque é a primeira vez que um atleta indígena amazonense participa de uma competição tão respeitada, como é o Pan-Americano. O Gustavo se mostra cada dia melhor, em ótimo momento. Essa competição do Pan, também vale vaga para os jogos Pan-Americanos de 2019, que classifica para as Olímpiadas de 2020 no Japão.” destacou Aníbal.
Globoesporte